2 de novembro de 2013

Catedral de Santiago de Compostela - Uma viagem que eu faria outra vez



 

A Medieval e Esplendorosa Santiago de Compostela

Sempre tive muita vontade de conhecer Santiago de Compostela por tudo que já tinha ouvido falar e lido sobre esta cidade visitada por milhares de peregrinos em busca de uma bênção.
Resolvi fazer um roteiro que contemplasse a misteriosa cidade. E por maior que fosse a minha expectativa, nunca imaginei tamanha emoção ao entrar na Catedral, assistir a missa e receber a bênção final. Senti-me pequenina e extremamente acolhida, como num lugar já antes visitado, por esta razão inexplicável é que esta é uma viagem que eu faria outra vez, sem dúvida. Trouxe comigo um pouco da magia de Santiago de Compostela.

A Catedral, meta do caminho de Santiago

Em frente ao quilômetro zero de todas as rotas do caminho de Santiago ergue-se a majestosa fachada do Obradoiro, a mais estonteante das quatro praças que circundam a Basílica do Apóstolo. Ali, é o ponto de chegada dos peregrinos, que na maioria das vezes não conseguem segurar a emoção e o choro vem fácil.  A basílica é a obra máxima do barroco galego. Todos os 25 de Julho, a fachada é queimada com pirotecnia. Esta praça é mágica, ninguém consegue ficar insensível à sua magnitude. A cidade medieval transporta-nos a um túnel do tempo maravilhoso e indescritível.

Arquitetura religiosa e civil

Quarenta e seis igrejas, 114 campanários, 288 altares e 36 corporações. A arquitetura religiosa é profusa em Santiago e atravessa os diferentes estilos de cada época. Junto dela floresceu uma arquitetura civil formada por palácios espalhados pela cidade. Suas vielas são encantadoras e únicas e por elas escutam-se línguas de todas as partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário